Projeto da logistica
As necessidades de materiais nem sempre são imediatas e quase nunca são constantes. Varia de acordo com a demanda a ser produzida e programação da fábrica. Uma programação alterada em último instante, pode significar a troca das matérias-primas a serem utilizadas. Enquanto os materiais não são necessários ao processo produtivo, eles precisam ser armazenados.
Existem dois tipos de armazenamento; armazenamento de matéria-prima e armazenamento de produto acabado.
A armazenagem de matérias-primas visa suprir as necessidades da produção. Já a armazenagem de produtos acabados suprem as necessidades de vendas da empresa. Ambas servem para minimizar as incertezas quanto às entradas de insumos e as incertezas quanto às saídas de produtos acabados.
De acordo com o autor Dias “Um sistema correto de almoxarifado influi no aproveitamento da matéria-prima e dos meios de movimentação. Além de evitar a rejeição de peças por efeito de batidas e impactos, reduz as perdas e impactos, reduz as perdas de material no manuseio e impede outros extravios. A economia nos custos de material reflete proporcionalmente sobre os produtos acabados ou semiprocessados”. (DIAS, 2010)
2 LAYOUT Para que ocorra a armazenagem, tanto de insumos como de produto acabado, há a necessidade de um espaço físico adequado. Para um depósito eficiente e bem estruturado, a princípio um layout deve ser elaborado, visando desde a simples estocagem como também a forma de movimentação dos veículos e segurança. “Definido de maneira simples como sendo o arranjo de homens, máquinas e materiais, o layout é a integração do fluxo típico de materiais, da operação dos equipamentos de movimentação, combinados com as características que conferem maior produtividade ao elemento humano, isto para que a armazenagem de determinado produto se processe dentro do padrão máximo de economia e rendimento.” (DIAS, 2010). O autor Chiavenato define layout como “a