Tipos de completação e etapas de uma completada
Campus Campina Grande
Disciplina: Geologia do Petróleo. Prof.: Gonzaga.
2º ano “A” Petróleo e Gás
Grupo: Adriano José de Farias Leandro.
Jabes Silva Negreiros.
Joel Lima Silva.
Johnny Glaydson dos Santos Tavares.
Victor Monteiro da Cunha.
Tipos de completação e etapas de uma completação.
Introdução
Para que se ocorra a perfuração de um poço para extração de gás ou óleo, é necessário analisar uma série de fatores para se ter certeza se é viável ou não a perfuração do poço de petróleo. A quantidade de dinheiro investido para se perfurar um poço é muito alto, precisa se ter certeza que esse poço possui petróleo suficiente para devolver esse dinheiro aplicado e ainda apresentar uma margem de lucro razoável. Alguns poços em Sousa, por exemplo, não são viáveis a extração, pois apresentam baixa quantidade de óleo, quantidade insuficiente para pagar os custos operacionais para extraí-lo.
A completação de poços de petróleo, nada mais é do que um conjunto de serviços efetuados no poço desde o momento em que a broca atinge a base da zona produtora de produção. São os serviços efetuados para que seja extração seja segura e que seja mais econômica possível, enquanto ainda houver petróleo ou gás no poço.
Existem vários métodos para que a completação ocorra, dependendo do revestimento ou da zona exploratória. Além dos métodos, a completação também é dividida em várias etapas, onde entre essas etapas está a instalação de Equipamentos de superfície.
Neste trabalho, trataremos mais a fundo a definição de completação, os tipos de completação, e os métodos de completação, para que tenhamos uma extração segura e que seja mais econômica possível.
Completação de poços
A Completação de poços consiste no conjunto de serviços efetuados no poço desde o
Momento em que a broca atinge a base da zona produtora de produção. Este é um
Conceito operacional da atividade note que a cimentação do