Gestão do Conhecimento
É um conjunto de produtos, serviços, e praticas empresarial, é uma maneira de pesquisar praticas com enfoque especial, ou seja, aquelas que o mercado reconhece como diferenciais, dentro de sua área de alteração e tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, é como um processo amplo e criterioso de identificação. Segundo Nokata e Takeuchi (1997), para que as organizações obtenham êxito, o conhecimento, por se tratar de um ativo, precisa ser tratado e compartilhado entre as pessoas e deve ser capaz de crescer em forma espiralada dentro de contextos.
No entanto, benchmarketing não é simplesmente “Copiar e colar” as melhores práticas de outras empresas. O benchmarketing consiste em aprender com outras empresas.
Entrevista com Lideres
O que entende por Gestão do Conhecimento e como a aplica no dia da organização em que atua.
Empresa 1 (INFOR SSUPER)
É um conjunto de processos que permite uma organização compartilhar e desenvolver, ou seja, é o compartilhamento de informações e trocas de idéias no ambiente de trabalho.
Empresa 2 ( VAREJÃO SUPERMERCADOS LDTA )
E gerar conhecimento para empresa e melhorar a competência da equipe mediante a gestão, é motivação.
Cinco condições que favorecem a criação do Conhecimento na empresa.
Empresa 1 (INFOR SSUPER)
Treinamentos, condições melhores de trabalho, incentivos, premiações, cursos.
Empresa 2 ( VAREJÃO SUPERMERCADOS LDTA )
Dialogo com os funcionários, premiações, palestras, treinamentos, funcionários mais especializados.
Segundo Nonaka, Toyama e Konno (2002), “Ba” são os espaços compartilhados chamados de contextos, que podem ser físico, virtual e mental ou a combinações destes. Servem de base para a criação do conhecimento e interação entre os conhecimentos tácitos e explícitos, seja este individual ou coletivo.
i: indivíduo; g: grupo; o: organização.
Um aspecto de grande