Gestão do conhecimento
Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção de nota para a matéria de Gestão Avançada de Recursos Humanos do curso de Administração de Empresas com habilitação em Administração de Empresas Geral.
Introdução
A Gestão do Conhecimento concentra-se nos processos gerenciais e infraestrutura física e digital que por sua vez, facilitam, favorecem e estimulam o compartilhamento e uso de conhecimentos individuais e coletivos nas organizações. Sendo assim, o mais importante para as empresas são as manifestações de cada individuo que agregam valor aos processos que o mesmo executa. Os valores gerados pelo conhecimento, garantem vantagens competitivas duradouras e podem gerar retorno exponencial, além de ser um bem de grande propriedade e difícil de copiar.
5
Gestão do Conhecimento
Podemos entender a Gestão do Conhecimento através das mudanças que ocorreram em nosso meio. Um dos principais fatores foi o surgimento da internet, seguido da globalização e aumento da capacidade humana de se comunicar com pessoas em lugares muito distantes. Para a Gestão do Conhecimento é exigido certo grau de sofisticação intelectual alem, de empatia para envolver os colaboradores e capacidade de abstração para compreender bem a natureza do conhecimento que se quer gerir. É preciso definir quais ferramentas, métodos e processos são mais eficazes para estimular o desenvolvimento, utilizando os mais recentes como mapeamento de conhecimento, gestão por competência, gestão de talentos, etc. A gestão dos ativos intangíveis também é colocada no contexto da GC. Marcas e patentes, direitos autorais, competências e habilidades de colaboradores, cultura organizacional, capacidades inovadoras; são recursos ativos e característicos, que embora valiosos, não entram no balanço patrimonial das empresas. Mesmo a GC e ativos intangíveis sendo tão importantes nas empresas, são pouco entendidas e aplicadas no Brasil, devido à cultura local. As organizações