Gestão do Conhecimento
As empresas necessitam cada vez mais inovar para se destacar da concorrência. E há uma ferramenta existente que deve ser bem utilizada para melhoria dos processos, pois além de ser econômica ela pode ser estimulada nas pessoas que fazem parte da organização, essa ferramenta é a criatividade. Todos tem a capacidade de ser criativo, e quando falamos de criatividade junto com a gestão do conhecimento, isso se torna um recurso imprescindível para quem quer crescer e se desenvolver no mercado. A seguir, os conceitos de Criatividade e Gestão do conhecimento.
A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
CONCEITO DE CRIATIVIDADE
O potencial criativo consiste em encontrar métodos para executar tarefas de forma diferente das demais (rotineiras). Quem possui criatividade cumpre seus desejos de forma mais fácil e rápida, é econômico e eficaz.
O termo pensamento criativo tem duas características fundamentais: é autônomo e dirigido para a produção de uma nova forma; (Suchman, 1981):
Resumindo, a criatividade é basicamente a capacidade que o indivíduo tem de criar coisas originais.
E surgi sempre à dúvida, todas as pessoas possuem criatividade? Sim, todo ser humano tem a capacidade de ser criativo, apesar de ser uma habilidade pouco trabalhada nas pessoas, pode-se tornar um recurso muito requisitado a quem consegue desenvolve-la. Quem possui criatividade, soluciona problemas e desenvolve tarefas de uma maneira original, econômica, simples, e eficaz.
Existem três coisas que todos nós podemos fazer para cultivar a criatividade em nossa mente. O primeiro é tirar um tempo do dia para sonhar um pouquinho, para pensar livremente, sem se preocupar com as obrigações do trabalho. A segunda é experimentar coisas novas... criando o sentimento de ser “de fora” de uma atividade. Isto dá às pessoas novas perspectivas e isso é uma parte muito importante do processo criativo. Outra