Expressionismo
Esta angústia suscitou um desejo forte de transformar a vida, de alargar as dimensões da imaginação e de renovar a linguagem artística.
O expressionismo defendia a liberdade individual e pretendeu ser o reflexo de uma visão subjectiva e emocional da realidade.
Este movimento surge como tentativa de abalar o conservadorismo pelo choque que provocam as suas obras. O maior objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas.
Principais precurssores:
Paul Gauguin (1848-1903) -
Paul Cézanne (1839-1906) -
Vicent Van Gogh (1853-1890) –
Os antecedentes do Expressionismo, nas artes plásticas, podem se encontradosem Van Gogh: “Vejo expressão e até alma em toda a natureza”; na nostalgia da arte primitiva de Gauguin; na escultura negra; e na obra violenta e trágica do norueguês Edvard Munch.
As características do Expressionismo são similares ao Fauvismo, embora os pintores expressionistas tendam a utilizar formas simplificadas e primitivas (influenciados pelas artes africanas que se assemelhavam ao desenho infantil e à arte popular) de acentuado grafismo e cores fortes e contrastantes que resultam da agressividade resultante da tenção emocional e psicológica do pintor, que se exprime por alterações cromáticas e distorções das formas que podem atingir o caricatural. é um tipo de pintura subjectiva, dramática e que “expressa” sentimentos humanos. o interesse do movimento é projetar uma reflexão subjetiva, é comum o retrato