teoria dos sistemas
Ciências Contábeis
Teoria Geral dos Sistemas
ABRIL, 2011 RESUMO INTRODUÇÃO
Entre os anos de 1950 e 1968, o biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy, desenvolveu uma teoria que era capaz de integrar diferentes tipos de sistemas, mostrando que entre eles haviam uma correlação. Em administração ela foi aplicada com o intuito de unir as teorias anteriores tendo grande importância na identificação de variáveis internas e externas, bem como os processos envolvidos no sistema organizacional.
Essa teoria é dividida em sua constituição física ou concreta e abstrata ou conceitual. Sua natureza pode variar entre um sistema fechado ou aberto. Dentro da natureza aberta veremos as funções primarias e suas características da organização.
METODOLOGIA
Trabalho desenvolvido através de pesquisas em livros e fontes variadas que esteve disponível ao grupo.
REFERENCIA TEÓRICA
Como Começou: A TGS foi desenvolvida pelo biólogo, Ludwing Von Bertalanffy. Essa teoria não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.
Bertalanffy crítica a visão que se tem do mundo divida em diferentes áreas. A natureza não está dividida em partes como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia etc... A TGS afirma que se devem estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.
A teoria fundamenta-se nos seguintes pontos básicos:
1. Sistemas existem dentro de Sistemas.
2. Os sistemas são abertos.
3. As funções de um sistema dependem de sua estrutura.
A Teoria de Sistemas foi introduzida na teoria administrativa por várias razões. Tais como:
a. A necessidade de uma síntese e integração das teorias que a precederam, esforços tentado sem muito sucesso pelas teorias estruturalista e comportamental. Em todas as teorias anteriores o ponto