Teoria de sistemas
A Teoria de Sistemas é a menos criticada ela desenvolveu os conceitos dos estruturalistas e behavioristas, pondo-se a salvo das suas críticas.
Uma apreciação crítica da Teoria de Sistemas revela os seguintes aspectos:
1. Confronto entre teorias de sistema aberto e de sistema fechado
O conceito de sistemas tem sua origem nas disciplinas científicas (como Biologia, Sociologia etc.). Os sistemas abertos trocam energia e informação com seus ambientes e são por eles influenciados.
a. A natureza essencialmente dinâmica do ambiente conflita com a tendência essencialmente estática da organização.
b. Um sistema organizacional rígido não pode sobreviver na medida em que não consegue responder eficazmente às mudanças contínuas e rápidas do ambiente.
c. A organização como sistema aberto - como um clube, hospital ou governo - oferece ao ambiente os produtos que ele necessita .
d. O sistema precisa de constante e apurada informação do ambiente sobre sua natureza, sobre a qualidade e a quantidade dos insumos disponíveis e sobre a eficácia ou adequação dos produtos ou respostas da organização ao ambiente.
Ao contrário da abordagem de sistema aberto, a velha perspectiva de sistema fechado levou a TGA às seguintes distorções:
a. A teoria administrativa ficou limitada às regras de funcionamento interno.
b. A perspectiva de organização como sistema fechado levou à insensibilidade da teoria administrativa tradicional, às diferenças entre ambientes organizacionais e à interdependência entre a organização e seu ambiente.
c. A perspectiva da organização como sistema fechado leva à insensibilidade para a necessidade de mudanças e adaptação contínua e urgente das respostas da organização ao ambiente.
2. Características básicas da análise sistêmica
As características da teoria administrativa baseada na análise sistêmica são:
1. Ponto de vista sistêmico. A moderna teoria visualiza a organização como um sistema constituído de cinco