Gestão do conhecimento
Ciclo de desenvolvimento de produtos nas corporações tem sido drasticamente reduzido e as organizações buscam cada vez mais qualidade, inovação e velocidade para permanecerem no mercado. Constata-se então que atividades baseadas no conhecimento, como o desenvolvimento de novos processos e produtos, estão se tornando as funções primordiais para as corporações.
Em um mercado dinâmico, competidores podem copiar e até mesmo aperfeiçoar a qualidade e o preço de um produto ou serviço idealizado por uma empresa líder. Só que no momento em que isto acontece, a empresa rica em conhecimento já terá se deslocado para um novo patamar de qualidade, eficiência e criatividade.
A constatação da importância do conhecimento para a sobrevivência e prosperidade organizacional tem gerado nas corporações a preocupação de gerenciar esse precioso recurso de uma melhor maneira. A Gestão do Conhecimento é uma disciplina que se propõe a oferecer instrumentos que auxiliem as corporações a transformar o conhecimento em uma fonte de vantagem competitiva.
DRUCKER enumera pontos importantes relacionados com a produtividade do trabalhador do conhecimento:
← A produtividade do trabalhador do conhecimento requer que se faça a seguinte pergunta: Qual é a tarefa ?
← Deve-se colocar a responsabilidade pela produtividade nos próprios trabalhadores do conhecimento. Eles precisam gerenciar a si mesmos e possuir autonomia.
Outras aspectos relevantes são:
I. O trabalho do