Gestão do conhecimento
RA: 4252063497
Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?
Nos últimos anos a disciplina de Gestão do Conhecimento vem se tornando cada vez mais apreciada pelas organizações. A palavra-chave que melhor caracteriza esta época que o Brasil está atravessando é a mudança, ou seja, a globalização.
Com as várias transformações em um curto período de tempo as inovações tecnológicas cada vez mais necessitam de pessoas qualificadas e competentes para o desenvolvimento estratégico da organização que tem como objetivo procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.
Algumas ferramentas são fundamentais no desempenho das organizações: Tecnologia da Informação (Relatórios, gestão de documentos, designers, portais, etc.) e Comunicação (Busca de informações do ambiente competitivo, marketing, conhecimentos dos seus colaboradores, etc.).
As empresas que estão acostumadas a uma determinada forma de trabalho e passa a implantar a gestão de conhecimento enfrentam grandes dificuldades pois não são acostumados a nova implantação. Tempo e planejamento são fundamentais para que o conhecimento novo atinja o nível máximo de sucesso.
Uma grande parte das empresas brasileiras trata o “conhecimento” como uma parte de RH e não como ações e planos estratégicos das grandes organizações, ou seja, relacionamento pessoal e habilidades pessoais.
Sem a implantação da gestão do conhecimento as empresas correm sérios riscos de produtividade e o bom resultado da empresa.
Portanto, para que as empresas tenham sucessos, é necessário que identifique a geração de novos conhecimentos tornando acessíveis grandes quantidades de informações, propiciando assim a tomada de decisões em busca de melhores resultados.
Referências
http://www.ucj.com.br/noticias/266-a-importancia-da-gestao-do-conhecimento-e-modos-de-faze-la-ser-efetiva