gestão democrática
A escola vista como uma organização social, cultural e humana em que cada sujeito envolvido tem seu papel definido num processo de participação. Tem como função social formar o cidadão, incutindo nele valores, atitudes e conhecimentos que o torne solidário, crítico, ético e participativo.
Assim, a gestão democrática assume um aspecto de grande relevância na educação escolar. Seus mecanismos são: participação, conselhos escolares, eleição de diretores, descentralização das decisões e a autonomia da escola.
De que forma a escola pode desenvolver ações que caracterizem uma gestão democrática?
A construção da escola democrática passa por longo período de conscientização que deve ser refletido entre o gestor, a equipe pedagógica, os professores, os funcionários, os alunos, os pais de alunos e a comunidade em geral, com objetivo de ter um papel mais participativo desses sujeitos a se comprometerem com o processo de mudança. É impossível mudar a forma atual de gestão, sem que se estabeleça a articulação entre a escola e a comunidade que a serve, pois a escola não é um órgão isolado e suas ações devem estar voltadas para atender as necessidades da comunidade, com dedicação, responsabilidade e participação, para se chegar ao objetivo da educação, que é promover o homem dentro de seu contexto social e político.
Desta forma, a função da gestão democrática será a de organizar, articular os recursos materiais, mobilizar as ações humanas no sentido de construir os processos sócio-educacionais nas escolas, voltados para a formação dos sujeitos. A gestão democrática é um meio de promover a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.