Gestão democrática
A proposta é uma Escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do/a educando/a visando também prepará-lo/a para o exercício da cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres.
A Direção deve ser o eixo no sucesso da escola. A sua influência é decisiva. É ela quem traça rumos, determina o clima emocional e intelectual, proporciona autonomia pedagógica, onde o corpo técnico, professores, alunos e funcionários se sentem responsáveis e se responsabilizam pelas decisões nas suas atribuições.
O acompanhamento é permanente, há reuniões regulares para avaliar cada segmento da escola. A utilização do tempo se faz necessário tanto para os professores como para os alunos, pois a evasão e repetência são prejudiciais à escolarização.
O apoio e o incentivo da direção tornam-se imprescindíveis, para mover a participação dos pais, e consequentemente, acontecerá o envolvimento da comunidade, atraindo voluntários e parceiros para colaborar na obtenção de seus resultados.
A integração nas ações da coordenação pedagógica é importante para a inserção de propostas construtivas que permite à ação pedagógica, o atingimento dos objetivos propostos.
Através do acompanhamento da prática docente e discente, a coordenação poderá dentro das suas atribuições agregar valores quanto ao papel da coordenação pedagógica na escola. Neste sentido, é responsável pela leitura da sociedade e de mundo procurando ir além dos aspectos individuais que permeiam a sala de aula e todos os seus