Gestão democratica
VERALÚCIA FEITOSA FRANÇA
GESTÃO EDUCACIONAL
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO/SE
2013
VERALÚCIA FEITOSA FRANÇA
GESTÃO EDUCACIONAL
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO/SE
2013
1 Gestão Democrática
1.1 Definições e Princípios
A gestão democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. Esse modelo de gestão, segundo Viera (2005), representa um importante desafio na operacionalização das políticas de educação e no cotidiano da escola.
Gestão democrática envolve a realização de determinadas ações, com vistas a se alcançar metas e objetivos previamente definidos, estabelecendo ações, atividades, etapas e prazos para o seu desenvolvimento e operacionalização de forma que se possa construir um modelo de gestão. Essa forma de gerenciar fundamenta-se nas raízes do autoritarismo da sociedade política e nos interesses dominantes, que buscam resultados qualitativos e desprezam a qualidade e a formação humana, que deve ser uma busca constante da escola.
A utilização do termo Gestão já faz parte de entendimento de processo coletivo e totalizante, cujo objetivo principal é a participação efetiva de todos.
O termo gestão indica não apenas uma mudança de escrita, mas uma mudança de atitude, princípios e valores dentro do ambiente escolar , é necessário introduzir na escola novos princípios, como descentralização transparência e participação. Na Descentralização as decisões e as ações da gestão devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada, sem haver papel da figura que concentra tudo sobre o seu domínio e que consequentemente é complementada pela Participação que requer o envolvimento de todos que fazem o cotidiano escolar: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que