Eletromag
CRONOLOGIA
Séculos antes da Era Cristã - Gregos conheciam um mineral chamado ‘lodestone", óxido de ferro, da região de Magnesia.
2700 A .C. - Registros do uso de bússolas rústicas feitas de Lodestone pelos chineses. 1000-1200 D.C. - Bússolas para navegação largamente utilizadas.
1600 - William Gilbert considerado o pai do magnetismo publica os primeiros conhecimentos afirmando que a Terra é um grande ímã.
1820 - Oersted descobre a relação entre eletricidade e magnetismo; Ampere determinou que duas bobinas carregando corrente elétrica agem como ímãs; Arago descobre que o ferro pode ser magnetizado e Faraday afirma que eletricidade pode ser gerada trocando o fluxo magnético dentro de uma bobina.
1920 - Ímãs de maior capacidade magnética são desenvolvidos : o Alnico. 1950 - Significantes desenvolvimentos de ímãs cerâmicos orientados (Ferrites).
1970 - Impressionantes aumentos de forças magnéticas foram obtidas a partir de ligas de Samário Cobalto (Terras Raras) porém com custos muito altos.
1980 - Da família Terras Raras os ímãs de Neodímio Ferro Boro surgiram com capacidades magnéticas ainda maiores e com menor custo, porém muito sensíveis à altas temperaturas.
TERMOS DO MAGNETISMO
Ferromagnético - Material que exibe fenômeno de histerese onde a permeabilidade magnética depende da força de magnetização. Curva de Histerese - Representação gráfica da relação entre força magnética e a magnetização induzida resultante de um material ferromagnético.
Fluxo magnético - Manifestação física de um material quando submetido a influencias da magnetização. Indução magnética (B) - Número de linhas magnéticas por unidade de área na direção do fluxo. Força coercitiva(H)-Campo desmagnetizante necessário para reduzir a indução magnética a zero.
Desmagnetização - A completa ou parcial redução da indução representada no segundo quadrante da curva de Histerese.
Produto de energia (Bhmáx) - Ponto da curva