Gestão democratica
CURSO: PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
ELIENE SANTOS ALVES NASCIMENTO
EDINILSON SILVA SANTOS
ROSÂNGELA CORREIA DA PAIXÃO OLIVEIRA
SINARA SILVA DE JESUS
IMPORTÂNCIA DA AUTOGESTÃO NA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA
Itagi/Bahia
2014
Trabalho apresentado ao Curso: Programa
Dinheiro Direto na Escola, promovido pelo
FNDE – Formação pela Escola como atividade conclusiva, para obtenção de uma nota.
IMPORTÂNCIA DA AUTOGESTÃO NA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA
SUJEITOS:
Comunidade escolar, Associação de Pais e Mestres e Profissional da educação. PROBLEMA:
A sociedade tem passado por profundas alterações nas últimas décadas, o que produziu grandes modificações na maneira de agir, pensar e ser das pessoas. E apesar de muitas pessoas serem conscientes de seus direitos, e estarem envolvidas pelos valores da democracia e participarem de instituições sociais, pouco defendem seu direito de opinar e intervir na gestão escolar. Por ser a escola uma extensão da sociedade, o que acontece repercuti, diretamente, em todos os ramos da sociedade.
Sob esta perspectiva o diretor na gestão da escola, precisa ter uma equipe comprometida sendo importante, a participação dos conselhos escolares, comunidade escolar e professores para auxiliar de forma democrática a organização do grupo de sistematização dos recursos, selecionando as prioridades para investimento da verba recebida pela escola.
Diante da importância e atualidade do tema aqui proposto, consideramos que são grandes os entraves e desafios para que a gestão escolar, puramente, democrática aconteça. Porém, acreditamos que o processo democrático no cotidiano escolar só se tornará efetivo e real, se contar com a participação de toda a comunidade, opinando, discutindo, refletindo e interferindo como sujeito participativo e democrático, ou seja, fazendo valer o exercício da autogestão.
A criação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em 1995 foi de
fundamental