professora
Mesmo sendo essencial para a compreensão das relações espaciais e também para formar a base crítica de análise de fatores sociais, políticos e econômicos, a História não é assim encarada, tendo sua importância diminuída, a ponto de ser taxada como uma disciplina de “pura decoreba”.
Para romper esse estigma, alguns professores buscam várias maneiras de renovar e inovar o ensino. Nas transformações por que passa a escola, com vista à reformulação dos métodos educacionais, os materiais didáticos são de fundamental importância no trabalho do professor. Eles se constituem em instrumentos que possibilitam planejar boas situações didáticas, buscando promover a ampliação dos conhecimentos dos alunos, permitindo-os desenvolver conceitos, problematizar questões e articular conteúdos. Para isso, o professor deverá criar situações concretas de aprendizagem.
A difusão de recursos didáticos como música, informática, jornais, TV e rádio são encarados como um meio de se atualizar as práticas pedagógicas, enriquecendo cada vez mais as aulas. A busca de novas informações, principalmente do professor de História, é essencial, pois num mundo em pleno desenvolvimento e globalizado, e altamente interconectado, os processos de mudanças ocorridos ganham dimensões extraterritoriais. A inovação busca melhorar, ampliar, mudar antigas práticas para poder construir com o aluno o conhecimento. Em um mundo pautado em novas tecnologias os profissionais não podem desprezar esses novos recursos para a facilitação da aprendizagem.