gestão democratica
Gestão Democrática
A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia, ou seja é um processo coletivo desenvolvido em parceria com a comunidade escolar, a gestão democrática da educação além de envolver a transparência, envolve também a participação, competência e autoridade compartilhada.
A construção da gestão democrática também implica na luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão.
A democratização da gestão é defendida enquanto possibilidade de melhoria na qualidade pedagógica do processo educacional das escolas, na construção de um currículo pautado na realidade local.
Como definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96) a gestão escolar inclui, além da parte administrativa e financeira, o planejamento e a elaboração do Projeto Político Pedagógico em parceria com a comunidade escolar.
Esse modelo de gestão, segundoVieira (2005) representa um importante desafio na operacionalização das políticas de educação e no cotidiano da escola, pois ela não é neutra, todas as ações desenvolvidas na escola envolvem atos e tomadas de decisões. Nesse sentido, ações simples, como a limpeza e a conservação do prédio escolar, até ações mais complicadas, como as defiinições pedagógicas, o trato de situações com violência, entre outras, indicam uma determinada lógica e horizonte de gestão, pois são ações que expressam interesses, princípios e compromissos que permeiam as escolhas e os rumos tomados pela escola.
A LDB em seus artigos 14 e 15, apresentam as seguintes determinações, tocante à gestão democrática:
Artigo 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da