Capitalizacao
Matemática financeira, de modo geral, é o ramo da matemática que estuda o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. A forma como os recursos estão sendo ou serão empregados, de maneira a maximizar o resultado. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar alternativas, optando por aquela que mais benefícios nos trarão, ou menos prejuízo acarretará.
Dentre os pontos fundamentais da área financeira, podemos citar os juros, que está presente na economia mundial e no mundo financeiro, sendo citado a todo instante, desde uma compra parcelada, política monetária, empréstimos, rendimentos, investimentos, enfim, está presente no nosso dia a dia. Juros nada mais é que a diferença entre um valor futuro e um valor presente, é um atributo de um valor presente, Uma taxa de juro deve remunerar baseada em:o risco agregado no investimento (quanto mais arriscado o investimento deve-se exigir taxas de juros proporcionalmente maiores); as expectativas inflacionárias; a compensação pela não aplicação do dinheiro em outro investimento e os custos administrativos envolvidos na operação Os Juros podem ser classificados em dois tipos, sendo estes simples e compostos. E são utilizados em varias operações como taxa de rentabilidade, taxa de desconto, desconto de promissória, entre outras.
Justificativa
Denomina-se juro, embora seja sempre usado o termo no plural, o proveito tirado de um capital emprestado, ou ainda, a remuneração do capital, representando a prestação devida ao credor como compensação ou indenização pela temporária privação, ou melhor, o preço do uso do capital.
A formula da matemática que expressa a relação entre os juros, o capital, o tempo e a relação de equivalência no negocio (taxa de juros) é a formula do juro simples:
Juros = VP x i x n
Como o valor Futuro = valor presente + juros
VF = VP + VP x i x n
Onde: VP = é o valor presente inicial VF = é o valor futuro i = taxa de juros