Gestão de Talentos
Dados Gerais
Disciplina
Gestão de Talentos
Professor
Rômulo Veras
Aluno
Bruno de Oliveira Botelho
Análise do Texto
Título do Texto
Aprender a Aprender
Páginas
7 (sete).
Autor (es)
Prof. David Garvin, Ranganath Nayak, Arun N. Maria e Joan L. Bragar
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 (quatro) palavras)
Aprendizado
Organização
Processos
Aperfeiçoar
Idéia Central
O artigo faz uma abordagem sobre o conceito da organização que aprende, focando no aprendizado de todos os funcionários para um bem comum, os resultados planejados e desejados pela organização. A empresa que utiliza essa estratégia consegue despertar em seus funcionários a curiosidade, o questionamento e a mudança, liberando a criatividade e a motivação de todos que derem a atenção devida que merece o método do aprendizado.
Apreciação Crítica
O artigo está dividido em dez subtítulos, todos mostrando de forma clara e objetiva a importância de cada ponto no processo para o aprendizado de uma organização. São eles:
Conhecimento e aprendizado; O perfil da organização; Como aperfeiçoar o conhecimento da organização; Como aperfeiçoar os processos de aprendizado; Um ambiente de aprendizado saudável; A infraestrutura de aprendizado, O conhecimento e a capacidade de aprendizado das pessoas; O campo do aprendizado; Teste de capacidade de aprendizado; A motivação de aprender.
O texto informa que todas as empresas possuem um conhecimento organizacional, o aprendizado é algo comum no dia-a-dia de uma empresa e até mesmo em nossa vida, porém é incomum que ele seja planejado e administrado para que seja rápido, sistemático e alinhado aos objetivos da organização empresarial, geralmente nas empresas o aprendizado acaba ocorrendo de maneira imposta pela mudança de uma nova tarefa, ou um novo trabalho, ou seja, na base da força para sobreviver ao mercado. O aprendizado em uma organização deve ser algo intencional, planejado,