Gestão de Recursos Humanos
A gestão de recursos humanos tem passado por transformações nestes últimos anos, em função da necessidade das empresas de melhorar a sua capacidade competitiva para enfrentar a concorrência dos mercados globalizados.
O movimento da administração de pessoal para a área de recursos humanos é bastante conhecido, tendo ocorrido em épocas diversas para países diferentes, ou mesmo para diferentes setores da economia. Os gerentes começam a ser vistos como responsáveis pela utilização eficiente e eficaz de seus subordinados, sendo ao profissional de RH designado o papel de aconselhamento e coordenação dos esforços para que os gerentes possam desenvolver este novo encargo. Uma interdependência de gerentes e profissionais de RH deve desenvolver-se, na medida em que os gerentes se tornam cada vez mais capazes de resolver problemas de pessoas, ao passo que o profissional de RH se torna cada vez mais capaz de compreender as diversas dinâmicas que cada área envolve.
A área de RH é definida como a grande responsável por trazer e manter bons profissionais, sejam eles de qualquer nível, e pôr para dentro da empresa e se preocupar com o desenvolvimento dele, colocar as pessoas certas nos lugares certos e fazer um acompanhamento. Desde o recrutamento e seleção de todos os níveis dentro da empresa, a parte de desenvolvimento e de treinamento desses profissionais para estar sempre atualizados, a remuneração para que eles estejam realmente trabalhando e se desenvolvendo bem e recebendo os salários compatíveis com o que eles estejam fazendo.
Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal prática ainda é confundida com uma atividade restrita ao setor de recursos humanos. A problematização desses conceitos envolve as práticas tradicionais da gestão de recursos humanos e para finalizar cabe considerar que, se a área já comporta esta problematização as pesquisas existentes sobre as empresas brasileiras deveriam