Gestão de qualidade
Neste livro, há o embasamento para que o leitor tenha uma boa noção da amplitude e da importância da gestão da qualidade como modelo de excelência para melhor administrar as organizações.
Apresenta-se sugestão de metodologia para a implantação da gestão da qualidade, sendo muito útil na construção de uma trajetória de sucesso pessoal e profissional.
Há um capítulo sobre a evolução do processo da qualidade até os dias de hoje e outro tópicos de suma importância para o gerente de projetos, como o Prêmio Nacional da Qualidade. Prêmio que neste ano teve entre os seus cinco ganhadores a Promon, organização especializada em projetos de infra-estrutura, que vive essencialmente da concepção e implantação de projetos.
Entender o processo do PNQ dá a dimensão das implementações que as empresas que almejam chegar ao patamar de ganhadoras do prêmio precisam fazer.
E para atingir este grau de excelência, sem dúvida, todas as organizações utilizaram – em maior ou em menor número – as ferramentas da qualidade, que também estão bem detalhadas em um capítulo próximo aos métodos específicos de gestão, como 5S, que são utilizados pelos gerentes de projetos cotidianamente.
O propósito de colocar os dois conteúdos em somente um livro alicerça o entendimento do processo da qualidade em projetos, pois esta articulação entre o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) da organização e o projeto é clara, visto que ambos são pautados para atender às necessidades dos clientes, privilegiar a prevenção de defeitos em vez de correções, atribuindo a responsabilidade pela gestão da qualidade à alta direção ou ao gerente do projeto, buscando a melhoria contínua.
No capítulo de projetos, item Planejamento da Qualidade, há uma parte interessante e