Gestão de Qualidade Total
A Gestão de Qualidade surgiu inicialmente na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) quando alguns defeitos foram encontrados nos produtos bélicos. Mas se concretizou a partir da Segunda Guerra (1939 – 1945) quando a indústria foi estimulada a produzir materiais de qualidade. Era chamada de Controle de Processos. Com o passar dos anos mudou para Garantia de Qualidade, onde cada etapa tinha suas normas específicas, pois deve está presente em todas as atividades, desde o planejamento ao resultado final, para obter melhor qualidade dos produtos/serviços, tento assim, uma maior satisfação das necessidades dos clientes.
A principio a qualidade era voltada para o produto, posteriormente o enfoque voltou para os processos de produção iniciando a era da Qualidade Total, a qual da ênfase aos clientes. Em uma organização a Gestão de Qualidade Total visa a excelência, ou seja, busca a superação de todas as expectativas do cliente.
Existem alguns princípios de qualidade total para o bom desenvolvimento de uma organização empresarial:
Total Satisfação do Cliente – O cliente é o foco principal de todo processo organizacional. A organização deve levar em consideração todas as necessidades e expectativas do consumidor e buscar superá-las para satisfazer completamente o cliente.
Gerência Participativa – Toda organização é formada por um conjunto de pessoas, portando, a gestão de qualidade deve ter um envolvimento de todos. A participação é importante para o comprometimento com melhores resultados.
Desenvolvimento de Recursos Humanos – Para o sucesso da organização, os funcionários são fundamentais. Estes devem ser capacitados para um bom desenvolvimento e aprimoramento de suas tarefas. A remuneração deve