Matematica
ATPS
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Novembro/2013
Introdução
Neste trabalho demonstraremos de forma prática, os conceitos utilizados nos regimes de capitalização a juros simples e compostos, tendo a utilização da calculadora HP-12c como uma ferramenta de otimização dos cálculos financeiros gerados nos dois sistemas de capitalização. Ao decorrer do trabalho serão expostas demonstrações de pagamentos uniformes. Com base para aprender a se relacionar melhor com seu cartão de crédito e a programar-se financeiramente, com base em depósitos mensais, para compras futuras. Também serão expostos de forma prática, os conceitos utilizados em taxas equivalentes no regime de capitalização composta. Tendo base para entender sobre a taxa de juros de uma sequência de pagamentos uniformes, seja ela postecipada ou não. Os conceitos utilizados nos principais sistemas de amortização existentes, e o porquê dos juros em longo prazo e a correção monetária podem colocar você em situação desconfortável no financiamento de imóveis.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
REGIME DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA
Qualquer operação financeira deve estar estruturada em função do tempo e de uma taxa de juros. A seguir temos os nomes de cada componente de uma operação tanto juros simples como composto:
n = número de períodos de capitalização. i = taxa de juros.
PV = valor presente. É o valor inicial de uma operação.
PMT = é o valor do pagamento periódico.
FV = valor futuro do capital.
É comum tanto aos juros simples quanto aos juros compostos os seguintes itens; fórmula, valor dos juros, valor futuro, capitalização.
Regimes de Capitalização É a forma como a taxa de juro incide sobre o capital inicial em vários; É possível destacar os seguintes regimes de capitalização:
- Regime de Capitalização Simples: os juros de cada período são sempre calculados em relação ao capital inicial;
- Regime de Capitalização