Gestão da Qualidade Total
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MARIELI DOS ANJOS GOUVEIA
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
PRIMAVERA DO LESTE - MT
2013
CAPÍTULO I GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
A Gestão da Qualidade Total (GQT) começou a ser desenvolvida na década de 30 nos EUA e, mais tarde, na década de 40 ela foi aperfeiçoada no Japão, logo após a II Guerra Mundial quando o Japão precisou se reerguer e se reconstruir. Para isso, os japoneses recorreram ao americano William Edwards Deming para palestrar e treinar os empresários das indústrias japonesas, falando sobre controle estatístico de processos e gestão da qualidade.
A partir disto, o Japão conseguiu se estabilizar novamente e passou a ser uma potência mundial, e até hoje é grande exemplo de sucesso.
A Qualidade Total gera um modelo que compreende toda a organização, para assim, ter o controle e melhorar cada vez mais o desempenho dos processos, satisfazendo as necessidades e expectativas dos clientes.
Juran define a Gestão da Qualidade Total como a extensão do planejamento dos negócios da empresa que inclui o planejamento da qualidade ( Juran e Gryna, 1991:210). Segundo esse mesmo autor, são atividades usuais da TQM (Total Quality Management):
Estabelecer objetivos abrangentes;
Determinar as ações necessárias para alcança-los;
Atribuir responsabilidades bem definidas pelo cumprimento dessas ações;
Fornecer recursos necessários para o adequado cumprimento dessas responsabilidades;
Viabilizar o treinamento necessário para cada ação prevista (o treinamento não deixa de ser importante nos objetivos dos processos);
Estabelecer meios para avaliar o desempenho do processo de implantação em face dos objetivos;
Estruturar um processo de análise periódica dos objetivos;
Criar um sistema de reconhecimento que analise o confronto entre os