Cimento CPV - ARI
Curso Superior em Tecnólogo em Construção de Edifícios.
Disciplina: Materiais para Concreto e Argamassa.
SUMÁRIO
Pág.
1. INTRODUÇÃO___________________________ 3
2. DEFINIÇÃO_____________________________ 3
3. COMPOSIÇÃO__________________________ 3
4. APLICAÇÃO____________________________ 4
5. RESULTADO____________________________ 5
6. CONCIDERAÇÕES FINAIS__________________ 5
7. BIBLIOGRAFIA__________________________ 5
INTRODUÇÃO.
Cimento Portland CPV - ARI é uma definição denominada e convencionada mundialmente para o usualmente material conhecido pela construção civil.
É um pó muito fino e com propriedades de aglomerantes, aglutinantes e ou ligantes, endurecendo sob a ação da água. Após o endurecimento, o mesmo não se decompõe mais. As característica e propriedade desse cimento vai depender da qualidade e proporções dos materiais que são usados. Entretanto, ele é o mais ativo, do ponto de vista químico, pode-se dizer que o cimento é principal responsável pela transformação da mistura feita com os materiais usados.
Por isso é de extrema importância utiliza-lo corretamente, para aproveitar da melhor forma possível na sua aplicação em que se tem em vista.
DEFINIÇÕES.
O cimento Portland de Alta Resistência inicial é um aglomerante hidráulico designado pela sigla (CPV - ARI) que se encontra normalizado na NBR 5733. Têm a peculiaridade de alta reatividade em baixa idade em função do seu grau de moagem a que é submetido, que atende às exigências de altas resistência à compressão de 26 MPa no 1º dia de idade e de 53 MPa aos 28º dia, que superam os valores normativos de 14 MPa, 24MPa, e 34MPa para os 1º, 3º, e 7º dias, respectivamente.
COMPOSIÇÕES.
O desenvolvimento dessa propriedade é obtida pela utilização de uma dosagem diferente de Calcário e argila na produção do clinquer, bem como a moagem mais fina do cimento, de modo que, ao