concreto relat rio 1
DECC - Departamento de Engenharias e Ciências da Computação
Curso de Engenharia Civil
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ÁGUA NA
RESISTÊNCIA DAS ARGAMASSAS
Alunos:
Adriana Barcelos
Bruna de Matos Oliveira
Claudio Damke
Guilherme Augusto Zysko
Maicon Seffrin
Samuel Matos de Lima
Professor: Nelson Seidler
Santo Ângelo, 22 maio de 2014.
1 – INTRODUÇÃO
Através deste ensaio de laboratório foi avaliada a resistência dos corpos de prova. Depois de realizado o rompimento de seis corpos de prova, foi obtido assim um valor em MPa da força e resistência suportados pelos corpos de prova. No ensaio de compressão realizados em concretos, foram utilizados corpos de prova com dimensões padronizadas 05x10 e foram submetidos a uma força de compressão.
2 -OBJETIVO
Analisar corpos cilíndricos, a fim de comparar sua resistência em diferentes períodos de secagem, e a influência da água na qualidade da argamassa.
3 – PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – MATERIAL
- Argamassa
3.2 – MATERIAIS UTILIZADO
- Cimento Portland CPV-ARI O cimento é um dos materiais de construção mais utilizado na construção civil, por conta da sua larga utilização em diversas fases de construção. O cimento pertence à classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente à água e sulfatos. O CPV-ARI se encontra normalizado na NBR 5733.
O cimento Portland de alta resistência inicial CPV-ARI tem a peculiaridade de atingir altas resistências já nos primeiros dias da aplicação. Sua alta resistência inicial é conseguida através da utilização de uma dosagem diferente de calcário e argila na produção do clínquer, bem como pela moagem mais fina do cimento, desse modo, ao reagir com a água, ele adquire elevadas resistências com rapidez. Sua composição é