Revolução Russa 1917
A Revolução Russa de 1917 não foi, como muitos supõem, um bem organizado evento no qual o czar Nicolau II foi deposto e Lênin e os bolcheviques tomaram o poder. Foi uma série de eventos que ocorreram durante 1917, que envolveu duas revoluções separadas em fevereiro e outubro (com uma grande quantidade de disputas políticas).
Revolução Branca (fevereiro) – Ideias capitalistas: O governo foi controlado pelos Mencheviques. O czar foi deposto e um governo provisório foi formado por políticos liberais. Nesse governo podemos destacar as seguintes medidas adotadas:
- redução da jornada de trabalho para oito horas diárias;
- anistia aos exilados;
- garantia do direito de expressão;
O governo provisório, porém, não resolveu as crises enfrentadas pelo país e não retirou os soldados da Primeira Guerra Mundial. Beneficiado pela anistia, Lenin, líder revolucionário antes exilado, regressou à Rússia e passou a liderar os bolcheviques.
Revolução Vermelha (outubro) – Ideias socialistas: Com o apoio das forças armadas, os bolcheviques tomaram o poder. Nesse governo podemos destacar as seguintes medidas adotadas:
- Pedido de paz imediata: retirada da Rússia guerra;
- Confisco de propriedade privada: divisão das terras por igual;
- Estatização da economia: nacionalização de empresas (bancos, fábricas).
Guerra Civil: Após conflitos violentos em uma guerra civil, o governo bolchevique manteve-se no poder. Em 1918 o partido antes denominado Bolchevique passa a chamar Partido Comunista e se consolidam no poder. Após a instauração definitiva do socialismo na Rússia, os países capitalistas se afastam do país para que o crescimento do socialismo fosse impedido.
Governo de Stalin: Após o falecimento de Lenis, Stalin, por meio de meios um tanto duvidosos, assumiu o poder. Stalin abandonou a NEP (), racionalização a economia. Por meio de estatização da economia, Stalin promoveu os seguintes pontos à Rússia:
- Desenvolveu a indústria de base,