Revolucão russa 1917
A Revolução Russa foi um dos principais acontecimentos do século XX e irrompeu na
Rússia czarista em meio à Primeira Guerra
Mundial.
INTRODUÇÃO
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois
80% de sua economia estava concentrada no campo
(produção de gêneros agrícolas).
O principal aspecto da Revolução Russa é ela ter sido orientada pela doutrina comunista , desenvolvida pelo fi lósofo alemão Karl Marx no século XIX – com a ressalva de que tal doutrina foi complementada e acrescida de um plano estratégico por aquele que se tornou o mais importante líder da revolução: Lenin.
Na virada do século XIX para o século XX, a Rússia, então um império czarista que vinha sendo governado por mais de trezentos anos pela mesma dinastia ( Romanov), começava a sofrer pressões de ordem econômica e de ordem política.
Um dos grandes problemas que a Rússia enfrentava era o atraso tecnológico. O Império Romanov não havia conseguido ainda promover transformações profundas na área da indústria e permanecia sendo uma sociedade profundamente agrária e com uma população insatisfeita, tanto camponeses e operários quanto a classe burguesa que se formava.
Nesse contexto, ganharam força os partidos políticos que buscavam dar representação aos setores da sociedade russa mais insatisfeitos com o regime do czar. Além de partidos de matriz liberal, o Partido Operário Social-Democrata
Russo (POSDR) destacou-se como um partido de inspiração marxista, porém com grande divergência de pensamento entre seus membros. As tendências divergentes do POSDR polarizaram-se entre os mencheviques, a minoria, e os bolcheviques, a maioria.
Bolcheviques: queriam derrubar o czarismo pela força, eram liderados por Lênin.
Mencheviques: propunham a implantação do socialismo através de reformas moderadas, eram liderados por
Yuly Martov e Georgy Plekanov
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Faltava alimentos na Rússia czarista,