Gestão de pessoas
Por roberta rosa
RESUMO
O objetivo deste texto é contextualizar alguns conceitos utilizados na gestão de pessoas e analisar a responsabilidade de empresas, gestores e colaboradores no desenvolvimento de habilidades essenciais para a construção de equipes de sucesso.
Palavras-chave: Desenvolvimento, capacitação, motivação, autoconhecimento, gestão de pessoas.
GESTÃO DE PESSOAS
Quando se fala em gestão de pessoas em projetos, imediatamente vem à mente que o sucesso do projeto depende destas pessoas, assim a responsabilidade do gestor duplica, pois se faz necessário formar equipe altamente qualificada, eficiente, eficaz, comprometida e focada no sucesso do negócio. Em contrapartida, a responsabilidade depositada nos profissionais é grande, afinal falhas técnicas ou até mesmo de comportamento podem significar fracasso.
Ricardo Vargas (2003), no seu livro Gerenciamento de Projetos, reafirma este posicionamento. Segundo o autor, no passado a maioria dos projetos se preocupava unicamente com aspectos técnicos e os aspectos humanos foram relegados a segundo plano. Agora eles são o foco dos principais estudos e trabalhos na área. O sucesso ou fracasso do projeto depende diretamente do gerenciamento dos recursos humanos. Conforme Galbraith, duas premissas asseguram esta afirmativa: 1- Pessoas influenciam o sucesso ou o fracasso do projeto; 2- os problemas do projeto somente podem ser resolvidos por pessoas. Os recursos humanos são necessários em vários níveis de especialidade e experiência, dependendo da natureza do trabalho a ser realizado, do nível de maturidade do time do projeto e das restrições internas e externas.
Neste contexto de responsabilidade mútua da performance profissional, alguns aspectos devem ser considerados no planejamento da gestão de pessoas, no que se refere às exigências técnicas e também às exigências comportamentais essenciais para que o desenvolvimento e alcance do objetivo aconteçam de forma satisfatória.