Gestão de Pessoas
RECRUTAMENTO INTERNO
Conceituação
Recrutamento Interno é o preenchimento das vagas por meio da promoção ou transferência de funcionários da organização. É a valorização dos recursos humanos internos. É a colocação em prática do plano de sucessão da empresa.
Vantagens do Recrutamento Interno
O recrutamento interno traz para a organização uma série de vantagens. A primeira, e talvez a mais importante, é que, com a política de valorização dos profissionais internamente, há elevação da motivação. É o reconhecimento que a organização faz aos funcionários que estão aprimorando seus conhecimentos, aumentando suas capacitações e têm desempenhado bem suas tarefas atuais. Quando as organizações optam pelo recrutamento interno, cometendo justiça no processo, ou seja, escolhendo profissionais capazes e com bons desempenhos, estimula os demais na busca da excelência.
A seleção interna pode ser coroada de êxito uma vez que a organização conhece o desempenho e o potencial de seus profissionais. A estimativa de que o profissional escolhido venha a desempenhar bem seu novo cargo estará praticamente garantida, quando são feitas sistematicamente avaliações de potencial e planejamento de pessoal, uma vez que as pessoas são preparadas previamente para os cargos da carreira. A contratação do melhor candidato externo não garante que o seu desempenho seja bom, visto que uma série de variáveis, ligados a sua adaptação à empresa, exercem poderosa influência sobre seu desempenho, o que provavelmente deve ocorrer em menor grau com o recrutado internamente.
Outro problema de adaptação comum que ocorre com a contratação externa é a da não adaptação do novo funcionário à cultura da organização. O funcionário contratado externamente traz consigo uma série de valores profissionais, métodos de trabalho, estilos de liderança, crenças, que às vezes se chocam com aquelas preconizadas pela organização. Isso, com certeza, não