Gestão de pessoas
Operacional: até década de 60. Nesta fase preocupa-se basicamente com a operacionalização de captação , treinamento, remuneração e informações, etc.
Gerencial: dos anos 60 até início dos anos 80. Nesta fase passa a interferir nos diferentes processos da organização, sendo requisitada como parceira nos processos de DO.
Estratégica: a partir dos anos 80. Começa a assumir papel estratégico na internalização de novos conceitos de pensar as pessoas na geração de valor para as organizações
Tanto a estrutura quanto a cultura influenciam o comportamento do grupo em geral, portanto desempenham papel crucial no sucesso da estratégia de uma organização e no seu desempenho como um todo.
Características de Estruturação inclui: * Centralização – o grau em que a autoridade para decisões significativas é retida no topo de uma organização. * Padronização – o grau em que regras e procedimentos padronizados regulam o comportamento em uma organização. * Formalização – o grau em que regras e procedimentos operacionais são documentados em papel ou nas redes internas da empresa. * Especialização – o grau em que funcionários e gerentes tem cargos com estreita amplitude e variedade limitada.
3 modelos mais comuns de estrutura organizacional: * Estrutura Simples – estrutura caracterizada por baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada em uma pessoa e pouca formalização. * A Burocracia – estrutura com tarefas operacionais altamente rotineiras, realizadas através de especialização, regras, muita formalização, pequena amplitude de controle e processo decisório em cadeia de comando. * Estrutura Matricial – estrutura que cria uma dupla linha de autoridade; combina departamentalização funcional com departamentalização de