GESTÃO DE PESSOAS
O conceito de clima organizacional teve origem nas escolas de administração dos Estados Unidos, em 1967. Hoje, pesquisar o grau de satisfação do ambiente de trabalho vem sendo o foco de vários pesquisadores. Para um entendimento pleno do tema, deve-se ter conhecimento da abrangência do clima organizacional dentro de um contexto administrativo.
- INTRODUÇÃO:
O clima organizacional corresponde às percepções que os colaboradores possuem da organização, referindo-se às propriedades motivacionais presentes na mesma, influenciando de forma positiva na qualidade e na produtividade do trabalho. Considerando a motivação um ato que tem o intuito de levar a pessoa a fazer algo a partir da exposição de motivos ou causas, podemos considerar que o papel da organização no processo de motivação é extremamente importante, pois é necessário que haja razão para haver a motivação, e é nesse momento que a filosofia, as metas e os objetivos da empresa entram como fatores motivacionais. Esses fatores motivacionais são percebidos pelos membros através da percepção que o mesmo tem da organização, ou seja, da percepção do clima organizacional.
A pesquisa foi realizada na empresa La Femme lingerie Av. Sen Salgado Filho, 2234 Natal-RN situada no Natal Shopping, piso 1, no dia 20 de abril de 2015, para identificar os fatores internos e externos que afetam o clima organizacional da empresa.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Maximiano (2000, p. 107) o clima organizacional é o produto dos sentimentos individuas e grupais criados por aspectos da vida na organização como: trabalho, salários, comportamento dos chefes, colegas, instalações físicas etc.
Para Resende e Takeshima (2000) o clima organizacional é um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas direta ou indiretamente pelos empregados que se supõe ser uma força de influência na conduta de outros empregos
Segundo Litwin e Stinger (2000 apud CHIAVENATO, 2003), o clima organizacional trata-se de