Gestão de pessoas
Introdução
A área de Recursos Humanos se tornou muito importante ao longo do tempo para qualquer organização, passando a influenciar diretamente no seu sucesso, ou insucesso, assim tornando prioridade uma boa gestão de pessoas, para que a organização alcance os seus objetivos estabelecidos. O grande desafio das empresas é administrar o seu RH, sabendo selecionar as pessoas certas para o trabalho realizado, competências necessárias de forma que as pessoas sintam paixão por aquilo que fazem, acompanhando desempenhos, estimulando a colaboração dos funcionários para que eles se sintam importantes e não maquinas, pois são elas que fazem a empresa. “Quando a organização vê as pessoas como parceiros de seu desenvolvimento às pessoas pensam o mesmo em relação à empresa, a relação muda de controle para desenvolvimento.” ().
De nada adianta a empresa dispor de ótimos recursos materiais (máquinas, equipamentos, dinheiro, etc.) e de excelentes recursos tecnológicos administrativos (formulários, documentos, etc.), se não possuir recursos humanos capacitados para utilizá-los. A empresa será mais eficiente, quando mais eficientes forem as pessoas que a compõem.
Para compreender melhor essas ferramentas, falaremos mais abaixo, sobre esse assunto, que gera tantas dúvidas e discussões.
Conteúdo
Recrutamento 4
Interno 4
Externo 4
Administração de Pessoal 5
Admissão 5
Liderança e a Motivação da Equipe 7
Desligamento 8
Entrevista de desligamento 8
Remuneração 8
Características dos sistemas de Remuneração 9
Remuneração Fixa 10
Formas de Estabelecer a remuneração fixa: 10
Remuneração Variável: 11
Benefícios 12
Treinamento 12
Os Tipos de Treinamento 13
Treinamento Quanto a Forma de Execução 13
Treinamento no Trabalho 13
O Treinamento Formal Interno 14
O Treinamento Formal Externo 14
Treinamento Quanto ao Publico Alvo 15
Integração de novos colaboradores 15
Formação de Trainees 15
Capacitação Técnico-Profissional 15
Estágios 15