Centro cirurgico
O principal objetivo da Unidade de Centro Cirúrgico é o de atender, da melhor maneira possível, o paciente que será submetido a um procedimento cirúrgico, seja ele eletivo, de urgência ou emergencial, propiciando à equipe cirúrgica todas as condições de atendimento e ao paciente a certeza de um atendimento seguro.
- deve ocupar área independente da circulação geral, ficando, assim, livre do trânsito de pessoas e materiais estranhos ao serviço;
- possibilitar o aceso livre e fácil de pacientes provenientes das Unidades de internação Cirúrgicas, Pronto Socorro e Terapia Intensiva, bem como o encaminhamento dos mesmos às Unidades de origem.
• Área de recepção do paciente: É a área reservada para recepcionar e transferir pacientes da maca proveniente da Unidade de internação para a do Centro Cirúrgico.
• Sala de cirurgia ou operação: É a área destinada à realização de intervenções cirúrgicas e endoscópicas.
• Sala de Recuperação Pós-anestésica: Local destinado à permanência do paciente após o ato anestésico-cirúrgico. O número de leitos vai depender dos tipos de cirurgia previstos. De um modo geral, estimam-se dois leitos por sala cirúrgica.
• Área de Escovação: Local onde se realiza a escovação/degermação das mãos eantebraços da equipe cirúrgica e anestésica. Recomenda-se, para até 2 salas, duas torneiras para casa uma; para mais de duas salas, devem ser projetadas duas torneiras para cada novo par de salas. O local de escovação deve ser próximo às salas de cirurgias, a fim de reduzir o tempo de exposição da área escovada ao meio ambiente.
•Sala de Material Esterilizado: Local onde o material esterilizado (como pacotes de roupa,compressas, gazes, caixas de instrumentais etc.) é guardado até o momento da sua distribuição para a sala de cirurgia.A área física não deve permitir o cruzamento de material estéril com material contaminado.
Sua temperatura ambiente deve ser mantida abaixo de 25ºC,sendo o ideal