Gestão de Pessoas
Por definição, as organizações sao entidades sociais, cujas atividades se pautam por metas e objetivos, as quais são projetadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturadas, coordenadas e, finalmente, interligadas ao ambiente externo.
Normalmente, as organizações são descritas e gerenciadas por um grupo de indivíduos que abrem mão de suas agendas, ambições e projetos pessoais para trabalharem em prol de um objetivo comum.
1.1 Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional se contrói em uma arena de forças dinâmicas: algumas exógenas (ambiente externo) e outras endógenas (ambiente interno).
O ambiente externo (exógenas) é caracterizado pelos fatores econômicos, sociais, demográficos, políticos, tecnológicos, jurídicos e competitivos, nos quais a empresa e seus membros estão inseridos.
O ambiente interno (endógenas) é caracterizado pelas particularidades adotadas pelas empresas, tais como: missão, visão, valores, metas e objetivos, bem como os seus recursos físicos, financeiros e humanos.
A sociedade brasileira se modificou muito nas últimas décadas – uma nova geração – com outros valores, crenças e atitudes – entrou no mercado de trabalho. É a geração da Internet, do tempo real e da multiação (fazer muitas coisas ao mesmo tempo).
Outros grupos como os negros, deficientes e homossexuais também se tornaram mais visíveis nas organizações.
Assim, a palavra-chave nas empresas é DIVERSIDADE.
A realidade atual nos leva a compreender a existência de profundas modificações e novas tendências na organização econômica, política e social do nosso país. Por exemplo:
• Crescente demanda por conhecimento
• Intensificação da terceirização e de parcerias
• Diminuição da oferta de empregos
• Inovações tecnológicas convivem, no país, com deficiências do sistema educacional.
• Aumento da expectativa de vida
• Elevados níveis de pobreza e desigualdade social.
1.2 Comportamento dos