Gestão de Pessoas
É o processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo. A comunicação vertical descendente consiste num tipo de comunicação que se inicia na gestão de topo e flui no sentido da base hierárquica da organização. Este tipo de informação consiste, geralmente, em informações, comunicações e instruções relacionadas com os objetivos organizacionais, com as políticas, regras e regulamentos e com a situação atual da organização. Este tipo de comunicação predomina essencialmente em organizações onde o grau de participação dos subordinados é baixo.
FLUXO VERTICAL ASCENDENTE
Quanto à comunicação vertical ascendente, consiste geralmente em relatórios enviados aos superiores sobre a situação em determinado departamento ou projeto, pedidos de esclarecimentos, sugestões e reclamações, relatórios de pesquisas, entre outros, dependendo do grau de participação e democraticidade nas decisões. O principal problema que pode afetar a comunicação vertical ascendente é a falta de objetividade ou mesmo falsidade nos relatórios entregues aos superiores, especialmente quando os fatos são negativos.
Fluxo horizontal ou lateral
É a comunicação que ocorre no mesmo nível. É a comunicação entre os pares e as pessoas situadas em posição hierárquicas semelhantes. A comunicação lateral ou horizontal consiste na comunicação entre membros de diferentes departamentos, entre membros de um determinado grupo de trabalho interdepartamental, entre os membros de diferentes grupos de trabalho ou entre os órgãos de linha e os de staff. Um tipo de comunicação lateral é a comunicação informal a qual pode cruzar qualquer nível organizacional e em qualquer direção, não dependendo das normas e regras estabelecidas pela organização formal. Quanto maior o grau de diferenciação, maior é necessidade de adoção de medidas de integração mais complexas como sejam a formação de grupos de trabalho, reuniões