Gestão de Pessoas
As Organizações não existem sem as pessoas; ao invés de investir em produtos e serviços, investem nas pessoas que sabem criá-los;
As Organizações são constituídas por pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões; as pessoas dependem das Organizações onde trabalham para atingir os seus objetivos pessoais e individuais;
As Organizações surgem para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto, portanto o comportamento da Organização é o comportamento das pessoas.
Aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas:
As pessoas como seres humanos - pessoas são dotadas de personalidade própria, são diferentes entre si, com habilidades e capacidades distintas indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais. Pessoas como pessoas e não como meros recursos das Organizações.
Pessoas como ativadores de recursos organizacionais - pessoas como elementos impulsionadores da Organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizados indispensáveis à sua constante renovação e competitividade.
Pessoas como parceiros da Organização – pessoas capazes de conduzir a Organização à excelência e ao sucesso. Como parceiros as pessoas fazem investimentos na Organização (esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, etc.) na expectativa de colher retorno desse investimento.
HABILIDADES GERENCIAIS
Um dos fatores mais importantes no gerenciamento de pessoas é a habilidade do Supervisor em fazer isso, já que a sua obrigação primeira é trabalhar com e por meio destas para atingir objetivos organizacionais. É atingir os objetivos propostos por meio da liderança.
Habilidades Gerenciais Os autores costumam destacar pelo menos três áreas de habilidades necessárias ao processo de gerenciamento de pessoas: técnica, humana e a conceitual.
Habilidade Técnica
É a capacidade de aplicar conhecimentos, técnicas, métodos e equipamentos