fabrica da natura
A história da Natura começa em 1969, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Luiz Seabra. Sempre se preocupando com os impactos sobre o meio ambiente minimizando aqueles que são negativos e amplificando os positivos. Em 1983 a Natura foi a primeira empresa a usar refis de cosméticos no mercado brasileiro. Além de ser uma opção mais econômica para o Consumidor da linha, a metodologia de refilagem pode reduzir em mais de 70% o impacto ambiental. Com a venda dos refis a empresa chega a uma economia de aproximadamente 85 toneladas de plástico por ano.
SLIDE 3
A Natura é a primeira empresa do mundo a utilizar o plástico verde em escala industrial. A linha Erva Doce utiliza o primeiro polietileno verde certificado do mundo, com origem na cana-de-açúcar. Em 2010 com a venda dos refis dessa linha houve uma redução de 10 toneladas na emissão de CO2.
SLIDE 4
O Espaço Natura foi inaugurado em 2001 em Cajamar (SP), mistura vidro, metal, concreto e muito verde em volta, características do arquiteto Roberto Loeb. As instalações da fábrica foram projetadas de forma a diminuir os impactos do meio ambiente. a escolha do arquiteto foi por uma estrutura mais parecida com um campus e menos semelhante aos projetos tradicionais de arquitetura industrial, privilegia a ocupação horizontal, estabelecendo um diálogo com a paisagem ao redor. A integração entre a natureza e a fábrica é total.
A Natura sempre buscou inovação, norteada pelo principio de sustentabilidade, por isso a sede deveria demostrar transparência e respeito ao meio ambiente.
(É composto por 12 edifícios independentes com tem três fábricas, setores operacionais, um centro de pesquisa e desenvolvimento, área de treinamento e convenções, clube e bloco de apoio a funcionários com restaurante, banco, creche e loja, edifícios interligados que contém as unidades de produção dos cosméticos e o centro de distribuição dos produtos, além da sede administrativa.)