Gestão de pessoas
Ivan Zurita fala com franqueza do desafio que representa o perfil dos jovens executivos, cada vez inquietos e apressados. Dê sua opnião sobre o assunto. O que a Nestlé deveria fazer?
É normal que qualquer jovem que queira se tornar um executivo tenha pressa para realizar-se ao se qualificar para o mercado de trabalho, todos almejam um emprego, ainda mais se falando de uma empresa como a Nestlé, que trabalha acompanhando e se adaptando as tendências do mercado, onde todos são tratados como iguais não existe barreiras entre diretoria e subordinados, onde os líderes são tratados para trabalhar com clareza, dinamismo e com a sensibilidade humana. Sendo assim, o ideal é a empresa continuar com o mesmo procedimento, oferecendo vagas de estágios, programas de trainee e investir internamente no plano de carreira, mesmo que futuramente haja desistência por parte daqueles que queiram retorno a curto prazo, a empresa terá aqueles funcionários que almejam uma oportunidade interna e não imediatista e os mesmo já estarão qualificados.
Questão 4: A atual política de marketing e comunicação da Nestlé é rica em inovações orientadas para as novas arenas da comunicação, principalmente o universo digital. Ivan Zurita não fala muito da propaganda, quando se trata de manter relacionamento com os consumidores. Faça uma análise deste panorama.
Uma característica marcante quanto às ações de marketing da Nestlé sem dúvida é a divulgação em massa que a empresa promove. No entanto, a posição que a mesma ocupa hoje no mercado brasileiro e a difusão do mercado digital contribuíram para que outros meios de comunicação fossem utilizados. Este canal direto de comunicação com o consumidor se estendeu para a internet e até para o celular.
Com uma estratégia muito radical da parte de Zurita, este promoveu uma reestruturação no marketing e na publicidade da companhia fazendo com que o faturamento quintuplicasse em uma década. Resultados expressamente satisfatórios para a empresa.
Para se