Gestão de Pessoas
PROCESSO E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
1 - Defina os três significados do termo RH.
RH como função ou departamento: é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios etc.
RH como um conjunto de praticas de recursos humanos: refere-se ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho.
RH como profissão: refere-se aos profissionais que trabalham em tempo integral em papeis diretamente relacionados com recurso humanos , a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho etc.
2 - Qual é o contexto da Gestão de Pessoas?
É formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. E estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso.
3 - Comente a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.
A Gestão de Pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas, empregados, funcionários, recursos humanos, talentos ou qualquer denominação que seja utilizada para alcançar os objetivos organizacionais ou individuais.
4 - Pessoas como recursos ou como parceiros. O que isto significa?
Como recursos, eles são padronizados uniformes, inertes e precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional.
Mas as pessoas devem ser visualizadas como parceiras das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências