Aimportancia da leitura na adolsecencia
732 palavras
3 páginas
Derretimento das Calotas Polares O Que São Calotas Polares?
Resumidamente, calotas polares são camadas de gelo que se acumulam em cima de uma região de terra firme. Elas estão localizadas na parte polar do nosso planeta, onde a latitude é elevada, a ponto de a água manter-se sempre congelada.
O Derretimento das Calotas Polares
O aumento do derretimento das calotas polares está diretamente ligado ao aquecimento global, que está cada vez mais elevado também. Isso se dá porque como aumentou o número de gases poluentes que são emitidos na nossa atmosfera, conseqüentemente aqueceu consideravelmente também a região onde estão localizadas as calotas polares, causando o seu derretimento. O degelo das calotas polares é um problema grave, que está tomando proporções mais do que alarmantes. Uma das principais preocupações dos ambientalistas é o gás metano, cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono. Cientistas chegaram a conclusão de que as geleiras servem como um super depósito do gás, e conforme elas vão desaparecendo, mais acelerado se torna o processo de aquecimento global.
Problemas
Um dos grandes problemas do derretimento das calotas polares é o aumento no nível das águas dos oceanos. Este fenômeno pode, muito em breve, causar o avanço do mar sobre cidades litorâneas. Alguns cientistas mais pessimistas, afirmam que, se nada for feito, muitas ilhas e cidades litorâneas podem desaparecer do mapa (ficarem submersas). Este fenômeno já pode ser verificado visualmente. Já podemos observar vários icebergs gigantes se formando a partir do desprendimento das calotas polares. A preocupação dos ambientalistas e cientistas não é somente com o Pólo Norte: o derretimento das geleiras da Antártica também está dando o que falar. Se tudo continuar indo como está, o nível dos oceanos provavelmente vai aumentar muito mais rápido que o previsto. Os derretimentos das geleiras da Antártica e da Groenlândia juntam pode acabar causando a desestabilização de outras