Gestão de Pessoas
MOTIVAÇÃO EXTERNA
Também chamada de Movimento. É fácil, tem resultados rápidos, mas na maioria das vezes são resultados momentâneos e passageiros.
MOTIVAÇÃO INTERNA
É considerada a verdadeira Motivação. É difícil, tem resultados geralmente a médio e longo prazo, mas são resultados duradouros.
Quando os determinantes do comportamento se acham no meio ambiente, aquilo que se observa deve ser concebido como MOVIMENTO ou MOTIVAÇÃO EXTERNA.
Quando ação tem como origem propulsora potenciais internos e próprios à pessoa, aquilo que então se observa é chamado de MOTIVAÇÃO INTERNA.
No primeiro caso, desaparecendo a variável externa cessa o movimento e, no segundo, enquanto não é suprida uma necessidade interior, a pessoa continua a agir por si mesma.
EMOÇÕES
Componentes da Emoção: Subjetivo, Fisiológico e Comportamental.
Inteligência Emocional:
Fazer intencionalmente com que as emoções trabalhem a seu favor, usando-as como uma ajuda para ditar seu comportamento e seu raciocínio de maneira a aperfeiçoar seus resultados.
Capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, de motivar a nós mesmos e de gerenciar bem as emoções, dentro de nós e em nossos relacionamentos.
Inteligência Emocional: Autoconsciência, Empatia, Auto-regulamentação, Habilidades Sociais, Motivação.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
Tipos de Conflito: latente, percebido, sentido e manifesto.
Visões sobre o Conflito: Tradicional, Relações Humanas, Interacionista.
Conflitos Funcionais X Conflitos Disfuncionais.
Solução de Conflitos: Negociação, Mediação e Arbitragem.
Administração de Conflitos: saber comunicar, saber ouvir e saber perguntar.
TOMADA DE