gestão de pessoas
Não é fácil ser líder e não é qualquer um que consegue ser. Quantas vezes já vimos profissionais com um excelente curriculo: boa graduação, mestrado, doutorado e ainda assim não conseguir dar sequência a um bom trabalho? Pois ser líder exige muito mais do que habilidades técnicas.
Na atualidade, exige-se que um líder tenha muito mais que um bom currículo, exige que se tenha alguns domínios. Se conhecer é essencial, pois ele é tido como um exemplo. Visto que dentro de uma organização, as pessas o apontam ou até mesmo se inspiram e seguem a linha de raciocínio que “se ele faz, eu devo fazer também”. Além do auto conhecimento, um líder tem que ter um domínio social, onde ele deve conhecer o outro e saber lidar com todos os elementos que envolvem seus relacionamentos.
Mais do que essas habilidades, um bom líder deve além de alcançar as metas determinadas, ter como mantê-las. Para isso, precisa ter uma equipe motivada para que possa dar prosseguimento nas metas. Contudo, como fazer para motivar uma equipe? O líder deverá utilizar de suas habilidades para estimular atitudes empreendedoras, proatividade e iniciativa de seus colaboradores. Entretanto para fazer com que isso ocorra, acredito que uma cúmplicidade entre líder e equipe ajude muito, pois os funcionários saberão que terão como contornar um erro e tornar isso aprendizado para que não se repita mais. Sabendo que isso só ocorrerá em uma equipe sólida, onde todos estão em uma mesma sintonia, trabalhando por um mesmo objetivo. E é nesse momento que o líder deverá utilizar de suas habilidades interpessoais para não deixar a motivação da equipe acabar, estimulando-os a todo momento.
É claro que além de habilidades, não se pode esquecer que o mundo corporativo evolui rapidamente e é preciso estar sempre atento para não se tornar uma ‘carta fora do baralho’. O fato é que todos os dias ocorrem aprimoramento das técnicas de gestão e de relacionamento humano. Manter-se atualizado é