auditoria
Auditoria é uma atividade que engloba o exame de operações, processos, sistemas e responsabilidades gerenciais de uma determinada entidade, com intuito de verificar sua conformidade com certos objetivos e políticas institucionais, orçamentos, regras, normas ou padrões. A atividade de auditoria pode ser dividida em três fases: planejamento, execução e relatório.
O campo da auditoria é composto pelo objeto a ser fiscalizado, período e natureza da auditoria.
O objeto pode ser uma entidade completa (instituição pública ou privada), uma parte selecionada ou uma função dessa entidade, e o período a ser fiscalizado pode ser de um mês, um ano ou até mesmo corresponder ao período completo da gestão de determinado administrador.
O âmbito da auditoria constitui se da amplitude e exaustão dos processos de auditoria. Definem até que ponto serão aprofundadas as tarefas de auditoria e seu grau de abrangência. A área de verificação é o conjunto formado pelo campo e âmbito de auditoria. A área delimita os tempos, em função da entidade a ser fiscalizada e da natureza da auditoria. Controle é a fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos ou produtos para que as atividades ou produtos não se desviem das normas preestabelecidas.
1.1 PLANEJAMENTO
Os procedimentos de auditoria formam um conjunto de verificações e averiguações que permitem obter e analisar as informações necessárias à formulação da opinião do auditor. Geralmente são listas de pontos a serem averiguados durante a auditoria.
O estabelecimento dos procedimentos antes da execução da auditoria é altamente recomendável.
Entidades fiscalizadoras superiores costuma ter os manuais de auditoria, contendo os objetivos de controle e os procedimentos de auditoria.
Para a preparação da proposta de prestação de serviços profissionais de auditoria independente, torna-se necessário o conhecimento prévio, superficial, das principais atividades da empresa a ser auditada, a fim de