Gestão de Pessoas
Rio Verde
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo definir e conhecer alguns conceitos da gestão de pessoas dentro das organizações. Traz informações sobre Treinamento e Desenvolvimento como uma ferramenta de desenvolvimento humano com foco em resultados e melhoria contínua de competências. Abrange o programa de qualidade de vida no trabalho, bem como a segurança e saúde. A intenção é gerar maior compreensão sobre as maneiras de possibilitar que as pessoas cresçam e desenvolvam suas carreiras através de suas competências.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Treinamento e Desenvolvimento
O treinamento e desenvolvimento tem aspecto fundamental na evolução dos paradigmas, pois desde o inicio do sistema de fabricas já se constatavam inabilidades dos colaboradores, o que influenciava na eficácia da produção (Cherns, 1982 apud Malvezzi, 1999).
Assim seguem as definições destes dois conceitos utilizados nas organizações: Barreto (1995) define treinamento como "educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa".
MILKOVICH e BOUDREAU (2000) definem desenvolvimento em "aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização".
De acordo com os autores citados a cima o Treinamento é voltado para o condicionamento da pessoa; para a execução de tarefas. Já o Desenvolvimento é voltado ao crescimento da pessoa em nível de Conhecimento, Habilidade, Ação e Atitude, Valores e Equilíbrio Emocional, que forma o conceito CHAVE (este conceito é derivado do CHA criado pelos professores Fleury da USP).
No conceito da CHAVE a verdadeira competência surge na intersecção das esferas de cada área, ou seja, só há competência onde se