comunicaçao
De forma geral, grupo pode ser definido com duas ou mais pessoas que interagem visando um objetivo comum. Os grupos podem ser classificados como primários e secundários dependendo do nível de interação que há entre as pessoas dentro deles. Os primários são caracterizados pelo relacionamento interpessoal direto entre os membros, como é o caso do grupo familiar e de amigos, nos grupos secundários as tarefas e metas que fazem a união do grupo, como acontece no trabalho.
Dentro das organizações os grupos podem ser formais quando são formados pela estrutura da organização, já nos informais a construção desses grupos não depende dos objetivos organizacionais, mas sim para atender as necessidades sociais.
É possível classificar os grupos diante do grau de semelhança entre algumas dimensões como questões pessoais e características econômicas, assim podendo ser homogêneos quando há um grau de compatibilidade entre os membros como idade, grau de escolaridade e heterogêneo quando há variações nessas dimensões.
Outra forma de classificar os grupos está diante da duração do serviço, sendo permanentes no exemplo de departamentos onde existe um trabalho continuo a ser feito, e temporários que estão ali para desempenhar determinada função e quando esta estiver concluída o grupo é dissolvido, como acontece em grupos relacionados à força tarefa.
Para se obter um grupo forte e unido é preciso que os elementos componentes deste grupo estejam em perfeita estabilidade, os objetivos pessoais e grupais devem ser claros e estar em equilíbrio, é preciso de motivação para realizar as tarefas propostas, junto com uma boa comunicação entres os membros possibilitando a troca de informações diretas e claras, além da liderança que exerce a função de orientar e comandar o grupo.
É possível identificar no grupo cinco estágios, que é a formação, tormenta onde ocorrem conflitos, normalização, desempenho quando os esforços são voltados à tarefa e em alguns grupos a interrupção