Gestão de pessoas
Introdução a moderna gestão de pessoas.
Organização bem sucedida em crescimento tem a necessidade de mais recursos como: capital, tecnologia, atividade de apoio, aumento de quadro, etc. Que também só ocorrerá se os recursos forem geridos com eficiência e eficácia.
Peter Drucker
“a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas.”
A eficácia significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, cumprir a tarefa de acordo com o pedido. A eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, melhorando-o inclusive, já efetividade diz respeito ao efeito causado por este trabalho realizado, que pode ser positivo ou negativo.
Antigamente: Organização x Pessoas: interesses antagônicos e conflitivos
Atualmente: Organização x Pessoas: interesses comuns e harmonioso
Solução Ganha-Ganha: permitir o alinhamento dos objetivos
Lembre-se:
Como a empresa define, chama ou classifica as pessoas que nela trabalham, retratam o grau de importância que estas pessoas tem para a organização, significam o valor que lhes é atribuído.
Idalberto Chiavenato
“Assim, o contexto em que se situa a Gestão de pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. Sem organizações e sem pessoas não haveria Gestão de Pessoas.”
- TRÊS SIGNIFICADOS DIFERENTES 1. Função ou departamento; Prestador de serviço 2. Conjunto de práticas de recursos humanos Processos e procedimentos 3. Profissão Profissionais que se dedicam aos diferentes papéis
Três aspectos fundamentais:
1. As pessoas como seres humanos;
2. As