CAMADA PRÉ-SAL CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS.
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
ENGENHARIA DE MEIO AMBIENTE
CAMADA PRÉ-SAL
CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS.
VILA VELHA
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
ENGENHARIA DE MEIO AMBIENTE
CAMADA PRÉ-SAL
CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS.
VILA VELHA
2012
Sumário
INTRODUÇÃO
O tema central da elaboração deste trabalho do 1° bimestre da matéria de Introdução à Engenharia do Curso de Engenharia de Petróleo é a Camada Pré-sal.
Teve-se como finalidade fazer uma abordagem séria e cuidadosa deste assunto. Dentro deste assunto serão abordados alguns fatos marcantes, como:
A sua origem e características;
O processo de exploração;
Limitações logísticas e tecnológicas
A pesquisa que serve de suporte a este trabalho baseou-se não só em livros e revistas, mas também em material científico de suporte eletrônico na Internet, onde encontramos informações provenientes de muitos meios e organismos.
CAMADA PRÉ-SAL
O que é, como foi formada; qual sua extensão A camada pré-sal é o nome que se dá a o conjunto de rochas comprimidas por uma extensa camada de sal com grande potencial de acúmulo de petróleo. O petróleo do pré-sal está em uma rocha reservatório localizada abaixo de uma camada de sal nas profundezas do leito marinho. Entre 300 e 200 milhões de anos havia um único continente, a Pangeia, que há cerca de 200 milhões de anos se subdividiu em Laurásia e Gondwana. Há aproximadamente 140 milhões de anos teve inicio o processo de separação entre as duas placas tectônicas sobre as quais estão os continentes que formavam o Gondwana, os atuais continentes da África e América do Sul. No local em que ocorreu o afastamento da África e América do Sul, formou-se o que é hoje o Atlântico Sul. Nos primórdios, formaram-se vários mares rasos e áreas semi-pantanosas, algumas de água salgada e salobra do tipo