Gestão de Pessoas
Conhecimento não se reduz a informação que é o primeiro estágio daquele.
É necessário um tratamento adequado para que a informação se transforme em conhecimento. Classificar, analisar, contextualizar, relacionar, significar....
Capacidade de produzir novas formas de progresso e desenvolvimento, novas formas de existência, de humanização.
A possibilidade de acesso à informação e ao conhecimento pode acentuar as desigualdades sociais pois pode aprofundar o distanciamento cognitivo entre os indivíduos, ampliando as diferenças entre ricos e pobres.
A revolução tecnológica destinou à informação um lugar estratégico e os agrupamentos sociais que não souberem manipular, reunir, processar, analisar informações ficarão distantes da produção do conhecimento estagnados ou vendo agravar-se sua condição de miséria. agravar- A escola é responsável pelo acesso à informação e ao conhecimento além de preparar o aluno para desenvolver o senso crítico necessário para selecionar, utilizar e conferir sentido e significado as informações. A escola, em todos os níveis, é o lugar da reflexão e da produção de um conhecimento que ajude o aluno a compreender o mundo onde vive. vive. Se conhecer é um processo pelo qual o homem compreende o mundo o conhecimento é um conjunto de enunciados, formalizados, que o homem produz e do qual necessita, não só para comunicar-se como comunicarpara sobreviver, sendo uma ação que se vincula ao individual e ao coletivo.(Boaventura Santos,1998)
O conhecimento é uma forma de compreender a realidade que nos cerca, sendo produto de um enfrentamento do mundo realizado pelo ser humano que somente faz sentido na medida em que o produzimos e o retemos como forma de entender a realidade, que nos facilite e melhore o modo de viver.
O conhecimento social existente, organizado como saber escolar é fruto do enfrentamento do professor e do aluno com a ciência, a