Gestão de Pessoas
Conforme Chiavenato, as organizações passam por mudanças a cada dia.
No decorrer do sec. XX as organizações passaram por três fases distintas: Industrialização Clássica, Industrialização Neoclássica e Era da Informação, onde uma das principais mudanças dessas fases é a forma como as organizações lidam com as pessoas.
Na industrialização Clássica as pessoas são vistas como fatores de produção, inertes e estáticos sujeitos a regras e a regulamentos rígidos para serem controlados;
Na Industrialização Neoclássica pessoas são tratadas como recursos organizacionais que precisam ser administrados;
Na Era da Informação as pessoas são tratadas como seres humanos proativos, dotados de inteligência e habilidades e que devem ser impulsionadas.
Conforme vimos na apostila do curso de GC Online da FGV, antigamente até as tarefas simples e repetitivas podiam ser controladas mesmo com o descontentamento do funcionário, porém essas tarefas foram substituídas por máquinas, e atualmente não existem cargos onde a motivação dos indivíduos não interfira na sua produtividade.
Por isso a Gestão de Pessoas tem sido cada vez mais importante para que as organizações atinjam seus objetivos.
A avaliação de desempenho é uma análise de cada indivíduo dentro do cargo que ele ocupa na organização e do seu potencial de desenvolvimento.
Através dessa ferramenta é possível identificar problemas de supervisão e gerencia, da integração de pessoas dentro da organização e ao cargo que ele exerce, e consequentemente indicar modelos de gestão para amenizar conflitos.
Entendo que a mesma seja de suma importância para que a organização atinja melhores resultados e desenvolva continuamente.
Chiavenato, Idalberto. 1936. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. 6a Ed. 2a reimpr. São Paulo. Atlas, 2007.
Apostila Curso Online Gestão de Pessoas. FGV On Line.
Objetivos da Gestão do Desempenho. FGV Online, 2012
Fábrica Winer. FGV Online, 2014